Panitchos

"Panitchos" é a forma carinhosa como chamo os tecidos, sempre adicionei "itcho(a)" às palavras e com os panos, não foi diferente. ADORO ter ideias e criar, pois para mim o craft ideal é aquele que é único, lindo e útil, esse é o charme do craft! Fique à vontade, conheça meu trabalho e se quiser entrar em contato para críticas, comentários ou pedidos, mande-me um e-mail! "Beijitchos"!!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

PAP: Porta-Lingerie de Tecido

Gente, essa semana eu fiquei ultra-mega-power-blaster feliz!! Através de Face eu conheci a Estela e a Debora, duas artesãs talentosíssimas. Depois da minha última publicação do Porta-Lingerie, a Debora foi muito carinhosa comigo e pediu para a Estela ensiná-la e outras alunas também muito talentosas, a confeccionar a peça. Nossa, fiquei me achando!!! Kkkkk!! Pessoas tão talentosas interessadas em uma peça Panitchos!!!

Eu estou com vários pedidos em andamento, não ia conseguir fazer um PAP com fotos, mas como eu queria fazer isso logo, resolvi fazer com ilustrações mesmo. Fiz uso do que aprendi em um curso de Illutrator que meu marido me inscreveu, obrigada, Rê, você me possibilitou fazer este post!. Se por acaso não ficar bem explicado, por favor, entrem em contato comigo através do e-mail: panitchos@terra.com.br

Esse post vai ser um pouquinho longo, perdoem-me!

Bem, inicialmente tenho que falar um pouco como eu desenvolvi essa peça e vou aproveitar para agradecer algumas pessoas, pois acho que reconhecimento e agradecimento nunca é demais!

Minha amiga Lu, é uma das minhas grandes incentivadoras, vive me dando ideias e fazendo pedidos, sempre pensa nos produtos Panitchos para presentear, obrigada pela força, Lu! Então, ela queria presentear sua mãe, a D. Tereza, e começamos a pensar em algo para uma viagem que faria alguns meses depois. Lembrei que tinha feito um Kit de Porta-Lingerie da D. Margarida, minha sogra, que aliás, agradeço por sempre me dar tecidos, aviamentos e principalmente, sua máquina de costura!! Olha que honra receber de presente algo que foi muito importante na sua vida!! Muito obrigada!! Porém, quando fiz esse kit, eu ainda não tinha a minha máquina de bordado, e personalizei com patchcolagem. Mas como eu estava empolgadíssima com minha máquina nova, que eu ganhei de presente do meu maridão, (meu maior incentivador, obrigada, meu grande amor!), e como eu tenho um grande carinho pela D. Tereza, eu quis deixar o bordado em evidência. Depois do bordado feito, percebi que não ia dar certo fazer o Porta-Lingerie no modelo caixinha, como um estojo, porque o tamanho do bordado tinha ficado grande. Aqui vale uma dica para as crafters: nem sempre quando algo sai diferente do plano original é sinal de que eu errado! Essa peça é um exemplo disso, eu tinha pensado em fazer um modelo “gordinho”, como um estojo grande, mas por causa do bordado, eu tive que mudar o modelo e foi uma excelente decisão, porque desse jeito a peça ficou mais versátil, fácil de guardar numa gaveta, de ser lavada, passada, transportada na mala, utilizada em cabide e ainda dá destaque ao nome bordado… É claro que nem sempre é assim, quantas vezes, ao desenvolver uma peça nova, tive que fazer, refazer, mudar medidas, mudar o projeto, porque quando eu executei, não gostei de como ficou. Isso, crafters, é um exercício constante, e nunca considerem isso como perda de tempo ou de material, e sim, como um acúmulo de experiências. Então: usem a criatividade, façam adaptações e mudem os planos iniciais, mas se mesmo assim não der certo, recomecem ou refaçam. Nós temos que acreditar em TODA e QUALQUER peça que vamos fazer! E por fim, essa peça se tornou um sucesso, como podem ver no blog, foram vários pedidos e as clientes que compram ou ganham gostam bastante. Feita essa “divagação”, vamos por a mão na massa:

Vamos precisar de tecido de algodão (na ilustração em azul), nas seguintes medidas:

Web

Com a manta resinada (na ilustração em amarelo) e o tecido de forro (na ilustração em rosa), um pouquinho maiores, faça o quilt, eu fiz o reto:

Web

Refile a peça para eliminar a sobra de manta e forro. Se for bordar, centralize assim, mas atenção: do jeito que a peça está, o bordado tem que ficar de cabeça para baixo! Dá para fazer lindos trabalhos de patchcolagem também:

Web

Para a alça, use o tecido de algodão, a manta e faça o quilt:

Web

Depois do quilt, refile a peça para eliminar a sobra de manta, pelo avesso dobre ao meio no sentido do comprimento, passe a costura, deixando um espaço para revirar a peça:

Web

Revire para o direito, passe a alça a ferro, feche a abertura com pontinhos invisíveis e passe pesponto. Costure a alça na peça principal (destaque em vermelho):

Web

Coloque o zíper (dá para usar um de 40 cm, eu prefiro usar um de 45cm e depois cortar). Direito do zíper com direito da peça. Para um melhor acabamento, no verso do zíper coloco viés:

Web

Agora, o outro lado do zíper:

Web

Faça duas abas para facilitar a abertura e fechamento do zíper, use apenas o tecido de algodão na medida 7,5X6,0 cm. Pelo avesso, dobre ao meio no sentido do comprimento e passe uma costura:

Web

Revire as peças, passe a ferro e dobre ao meio no sentido da largura.

Web

Pelo avesso, feche as laterais da peça principal, encaixando as abas na região do zíper. Coloque viés para melhor acabamento.

Revire a peça para o direito, passe a ferro para vincar as dobras e… peça pronta!!

Não sei se fui clara, se houver dúvidas, por favor, entrem em contato!

Gostaria MUUUUUITO se vocês mostrassem as peças de vocês!

Caso queiram me adicionar no Face, procurem por Lu Panitchos.

Curtam a Fan Page: https://www.facebook.com/Panitchos

Beijitchos!

Um comentário:

Obrigada por sua visita!! Adoooooro ler os comentários!!
Para ler outros comentários da mesma postagem ou receber notificação quando eu responder, clique na opção "notifique-me".
Beijitchos!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...