Panitchos

"Panitchos" é a forma carinhosa como chamo os tecidos, sempre adicionei "itcho(a)" às palavras e com os panos, não foi diferente. ADORO ter ideias e criar, pois para mim o craft ideal é aquele que é único, lindo e útil, esse é o charme do craft! Fique à vontade, conheça meu trabalho e se quiser entrar em contato para críticas, comentários ou pedidos, mande-me um e-mail! "Beijitchos"!!

sexta-feira, 10 de março de 2017

Zíper de Metro X Zíper Comum

ZiperMetro
Muito provavelmente as artesãs usam o zíper comum no início de suas carreiras porque é o zíper mais usado e de fácil acesso.
Mas é comum que ao conhecer mais todos os tipos de aviamentos, a gente se depare com o zíper de metro e trave um relacionamento de amor e ódio… Amor porque ele traz várias vantagens e ódio… bem… tem uma coisa que às vezes pode ser bem difícil… mas vamos começar com as vantagens:
ESTOQUE: para montar o estoque de zíper comum, é preciso comprar em cada cor, uma quantidade em cada medida. Então, na cor branca, temos que ter uma quantidade de zíper de 20cm, 40cm, 60cm e 80cm por exemplo. Essa quantidade em cada cor/medida garante ter o estoque suficiente caso receba uma encomenda de várias peças iguais. Pensando em todas as cores de zíper que precisamos ter em estoque, já dá para imaginar a quantidade de zíper necessário… isso se torna complicado por causa do dinheiro investido e na organização do ateliê. Com o zíper de metro é muito mais simples, nós compramos uma quantidade e vamos cortando conforme a necessidade. E é possível fazer rolinhos de zíper de metro, tornando muito mais fácil de guardá-los.
COSTURA: é muito mais fácil costurar quando não tem o cursor no meio, não é preciso parar a máquina e mover o cursor para continuar a costura. Em alguns momentos de pressa/distração, já quebrei a agulha da máquina ao passar sobre o cursor. Também acho que para alfinetar o zíper na peça, quando não tem o cursor é muito mais simples.
BELEZA: a possibilidade de colocar um cursor charmoso eleva o padrão da peça, ele vira um acessório que vai dar ainda mais charme! Tudo bem que o zíper comum é muito discreto e harmônico, já que o cursor é pequeno e da mesma cor do zíper, mas eu acho que o charme do cursor diferenciado é imbatível!
Bom, mas há desvantagens…
COMPRA: é muito mais fácil comprar o zíper comum! Sem pensar muito em preço, naquele momento de desespero, dá para achar em papelaria ou armarinhos de bairro. O zíper de metro é bem mais difícil de ser encontrado, mesmo numa cidade grande como Campinas (SP), não é qualquer loja que vende zíper de qualidade.
DIFICULDADE: a grande “desvantagem”do zíper de metro é a dificuldade inicial da colocação do cursor. Por um período, no meu início, eu repensei os projetos com zíper e ia me dando arrepios ao chegar próximo do tão temido momento da colocação do cursor!! Mas eu coloquei entre aspas acima porque é uma desvantagem momentânea, depois insistir um pouco e pegar a prática, todo esse medo se torna coisa do passado e aí é só amor e alegria!!!
Uma grande notícia para quem está sofrendo com o zíper de metro: pode ser que o problema NÃO seja você e sim a QUALIDADE do zíper que você comprou!! As marcas de melhor qualidade na minha opinião são a YKK e a Coats Corrente e depois que eu comecei a usá-las não tive mais nenhum problema para colocar o cursor. Já usei um zíper de qualidade beeeem inferior que o cursor não entrava de jeito nenhum!!!
Bem, concluindo: assim como qualquer outro aviamento, quando se trata de zíper de metro, a qualidade é fundamental. E hoje, a minha relação com o zíper de metro é de total amor incondicional!!! Não troco por nada!!!

5 comentários:

Obrigada por sua visita!! Adoooooro ler os comentários!!
Para ler outros comentários da mesma postagem ou receber notificação quando eu responder, clique na opção "notifique-me".
Beijitchos!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...