Panitchos

"Panitchos" é a forma carinhosa como chamo os tecidos, sempre adicionei "itcho(a)" às palavras e com os panos, não foi diferente. ADORO ter ideias e criar, pois para mim o craft ideal é aquele que é único, lindo e útil, esse é o charme do craft! Fique à vontade, conheça meu trabalho e se quiser entrar em contato para críticas, comentários ou pedidos, mande-me um e-mail! "Beijitchos"!!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

PAP - Bolsinha para celular

Atendendo ao pedido da Luciane, que participa do grupo Patchwork do Facebook, montei esse PAP de Bolsinha para celular. Vou explicar considerando que as pessoas que vão ler já têm noção de costura e produção de peças artesanais, para não ficar uma explicação muito detalhada e mais extensa do que já ficou!!! Porém, quem desejar mais detalhes, por favor, entre em contato comigo, mandando as dúvidas, através do e-mail: panitchos@terra.com.br ou nos comentários.

A bolsinha é pequena, suficiente para celular, dinheiro/cartão e chaves, para aquela saída rápida, caminhada, para ir ao playground com as crianças…

Aqui as medidas:

Print

Preparando as partes:

-TECIDO PRINCIPAL: quilt reto com a manta resinada.

-TECIDO DE FORRO: quilt reto com a manta resinada para ficar uma bolsinha fofinha e proteger o celular.

- BOLSINHO INTERNO: Fazer o acabamento das margens do bolsinho interno pelo lado do avesso - marcar 1 cm da borda para fazer a primeira virada e mais 2 cm para a segunda e passar uma costura rente em cada margem:

IMG_6092

Posicionar o bolsinho interno sobre o tecido de forro coincidindo o meio das duas peças, avesso do bolsinho sobre o direito do tecido de forro:

IMG_6095

E passar duas costuras paralelas, distantes a 2 cm do meio para cada lado, unido as duas peças e formando o fundo dos bolsinhos internos:

IMG_6139

Dobrar o tecido de forro ao meio, direito sobre direito e fechar as laterais, deixando uma abertura para desvirar a bolsa. Desvirar essa peça para o lado direito.

- BOLSINHO DE EMBUTIR: Posicionar tecido do bolsinho de embutir sobre o tecido principal, direito com direito e marcar um retângulo conforme as medidas abaixo, que será a abertura do zíper. Passar uma costura sobre esse retângulo:

Print

Cortar bem no meio desse retângulo e dar piques nos cantos:

IMG_6112

Passar o tecido do bolsinho de embutir totalmente para o avesso do tecido principal, passando por dentro da abertura e vincando bem a costura. Pelo lado direito, posicionar o zíper e passar uma costura de pesponto na borda dessa abertura, dando acabamento e prendendo o zíper ao mesmo tempo:

IMG_6118

Cortar o excesso do zíper e dobrar o bolsinho de embutir:

IMG_6125

Passar uma costura para fechar todo o bolsinho:

IMG_6136

Dobrar o tecido principal ao meio, direito sobre direito e fechar as laterais, não desvirar a peça.

- ABA: Dobrar o tecido ao meio, direito sobre direito, arredondar os cantos (uso uma tampa de copo de requeijão), posicionar sobre a manta resinada, passar uma costura e deixar a abertura superior aberta:

IMG_6102

Cortar as sobras de tecido e manta, virar para o direito, passar a ferro para vincar a costura, passar uma costura de pesponto na margem e colocar o botão imantado (macho) por dentro.

IMG_6145IMG_6150

Posicionar a aba coincidindo o meio (veja os piques) da parte de trás do tecido principal com o meio da aba

ALÇA: Posicionar o tecido da alça sobre a manta resinada, fazer quilt reto, dobrar ao meio, direito sobre direito, passar uma costura no sentido do comprimento, desvirar, passar a ferro para vincar a costura e passar uma costura de pesponto nas duas margens da alça.

Posicionar a alça coincidindo o meio da alça com a costura lateral do tecido principal.

Todas as peças prontas, agora é hora da montagem: encaixar o tecido de forro (no direito) dentro do tecido principal (no avesso e com a aba e a alça encaixadas), acomodando a alça para não atrapalhar a costura e passar uma costura em toda a volta (boca da bolsa).

Print

Pela abertura deixada no tecido de forro, desvirar a bolsa. Antes de fechar essa abertura, verificar o ponto onde o botão imantado (macho) encosta na parte da frente da bolsinha e neste ponto, colocar o botão fêmea. Dar pontinhos invisíveis a mão para fechar a abertura:

IMG_6159

Encaixar o forro para dentro da bolsa e passar uma costura de pesponto em toda a boca da bolsa

 

IMG_6186

E tcharããã… “prontchitcha”!!!

Se você é iniciante em costura, pode fazer uma bolsinha bem mais simples, sem o bolsinho interno e sem o bolsinho de embutir, fica beeem mais fácil!

Caso fique alguma dúvida entrem em contato!!

Mandem fotos no meu e-mail das suas bolsinhas!!!

Beijitchos!!

4 comentários:

  1. Adoro um passo a passo!
    Vim agradecer a visita, e me desculpar pelo sumiço.
    Tenho trabalhado muito.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta!!
      Eu é que agradeço sua visita!!
      Só te desculpo por seu sumiço se você continuar a nos inspirar com sua arte!! Beijos!

      Excluir
  2. Olá Lu,
    já tinha passado aqui, só que rapidinho e quando vi esse PAP, voltei quando tive tempo. Pois queria ver bem devagar, rs, adorei.Eu tinha dúvida nessa hora de montar aba da bolsinha. E vc me lembrou direitinho, obrigada!!! Ficou muito legal. Já aconteceu comigo isto de fazer um molde e depois da costura ele ficar muito justo.

    Um excelente domingo! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!
      Eu sempre tenho dificuldade em montar PAP´s a minha vontade é ir descrevendo tudo, tudinho... daí vou reduzinho e fico sempre na dúvida se consegui ser clara!!! Não tenho dúvida que acho muito mais fácil fazer do que explicar!!!

      Normalmente quando tenho que desenvolver um projeto novo, é um processo beeeeem longo... com muita pesquisa e algumas tentativas... até ficar do jeito que eu quero. Quem vê o projeto pronto, nem sabe todo o caminho percorrido, só a gente que sabe, né???!! Beijos!!

      Excluir

Obrigada por sua visita!! Adoooooro ler os comentários!!
Para ler outros comentários da mesma postagem ou receber notificação quando eu responder, clique na opção "notifique-me".
Beijitchos!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...