Panitchos

"Panitchos" é a forma carinhosa como chamo os tecidos, sempre adicionei "itcho(a)" às palavras e com os panos, não foi diferente. ADORO ter ideias e criar, pois para mim o craft ideal é aquele que é único, lindo e útil, esse é o charme do craft! Fique à vontade, conheça meu trabalho e se quiser entrar em contato para críticas, comentários ou pedidos, mande-me um e-mail! "Beijitchos"!!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Apostilas para Artesanato – uma reflexão

 

Eu tinha uma certa resistência em fazer apostilas com passo-a-passo para EU vender. Destaquei o “EU” porque esse era o problema, quero deixar claro que não é com a venda de apostilas, até porque admiro muitas artesãs que disponibilizam seu talento através de apostilas, revistas de artesanato e sei o quanto elas nos inspiram. Eu sou consumidora deste tipo de inspiração!

Então vou explicar quais eram meus questionamentos.

Comercializo meus trabalhos há apenas 3 anos, por isso me considero uma iniciante e não achava que estava a altura de desenvolver apostilas, que pessoas estariam tão interessadas nos meus trabalhos. Além disso, tinha uma sensação de “venda de informação, de conhecimento” e isso em incomodava muito.

Mas depois que criei a página Panitchos no Facebook e que minhas peças tiveram uma visualização maior, muitas pessoas entraram em contato comigo, perguntando sobre aulas e apostilas… puxa que honra ouvir tantos comentários generosos e carinhosos!

E depois que eu postei a Bolsa de Patchwork para Academia, tive muuuuuitos contatos pedindo aulas, PAP e apostilas. Fiquei impressionada como uma peça mobilizou tanta gente, foram mais de 4.000 visualizações! E com tanta solicitação, comecei a me sentir pior por não ter a apostila do que a possibilidade de vendê-la. Eu passava as medidas mas ainda assim tinha pessoas que queriam mais detalhes. Aquela sensação que eu tinha de “venda de informação” ainda era melhor do que a de “negar informação”. Dizer que eu não tinha um PAP acabava dando a impressão de que não queria que ninguém fizesse o mesmo modelo de bolsa, mesmo que fosse um modelo frequentemente visto na internet. Aff… isso me incomodou MUITO!

Sei que há todo tipo de pessoas na internet, gente que está começando, que quer aprender, gente que quer se aprimorar, conhecer novas técnicas, mas também sei que tem aquelas que querem apenas “copiar” ideias, ou simplesmente colecionar PAPs, sem ter intenção de realmente fazer as peças. Já aconteceu de eu desenvolver um PAP porque um grupo de pessoas me solicitou, passei dias (e noites) fazendo e depois simplesmente recebi um”ok” e acredito que ninguém nem fez a peça!!

Há tantos PAPs disponíveis na internet, mas percebi que as pessoas ou não querem ou não se disponibilizam a procurar, estudar ou desenvolver projetos próprios, olham e já perguntam para a autora se tem o PAP. Agora aprendi a respeitar essa postura.

Então decidi que iria desenvolver a apostila de uma bolsa em patchwork para disponibilizar para pessoas realmente interessadas. Para fazer este PAP, parei meu trabalho, desenvolvi uma peça, fui fotografando, elaborei o texto, editei a apostila e isso com certeza demorou muito mais que a confecção da bolsa em si. Além da mão de obra, tem o preço da impressão e do envio, então calculei um preço justo, tanto para mim, que me dispus a elaborar a apostila, quanto para a pessoa que quer adquirir. Dessa forma, quem realmente está interessada e precisa da apostila para desenvolver a peça, vai se dispor a pagar um preço justo.

E foi bom que todo este processo foi longo porque deu tempo de ir aceitando a ideia e ao final, confesso que adorei fazer e gostei muito do resultado! Aprendi um pouco mais sobre fotografia, mexer no meu celular novo (ufa!), elaboração de texto e diagramação (o maridão foi dando várias dicas!).

Adorei elaborar e produzir a apostila, mas não chega nem perto do prazer que eu tenho de fazer minhas peças, de criar, costurar, pensar no(a) meu(minha) cliente e melhor ainda, de receber um feedback positivo. Dessa forma, meu foco principal continua sendo minhas peças, as apostilas serão elaboradas esporadicamente.

Fiz a apostila com MUUUUITO carinho e cuidado!

Quem tiver interesse, entre em contato pelo e-mail:

panitchos@terra.com.br

Ou participe do 1º Sorteio do Ateliê Panitchos, pois o segundo colocado vai ganhar a apostila.

E se você é artesã, deixe um comentário sobre suas experiências com PAP e apostilas!

Beijitchos!!

8 comentários:

  1. Lembra quando te falei que suas peças já estavam dignas de uma loja? Viu o sucesso chegou. Parabéns, você merece , sou sua fã!!! Que legal fazer a apostila. Que trabalhão, ui. Você vai enviar via e-mail ou só pelo correio? Tem umas que vendem e enviam pelo e-mail, eu mesma já comprei assim.
    Bastante sucesso, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!!
      Obrigada por seu carinho, apoio e generosidade incondicionais!!! Muito obrigada mesmo!!!
      Deu um trabalhinho, sim, Marcia, é muito mais fácil criar as peças do que as apostilas!!!! Vou vender apenas pelo correio, sei lá, por algumas questões... !ideológicas"...
      Muito, muito, muito obrigada por você sempre arrumar um tempinho para ser tão carinhosas comigo!!! Muito obrigada por me incentivar e me inspirar com suas peças tão lindas!!! Beijo!!

      Excluir
    2. Olá Lu!
      Não tem o que agradecer, adoro suas peças, seu jeitinho de postar, seu capricho...

      Quando eu fazia curso de patch aplique e costura para fazer as peças, a professora ensinou um porta assadeira que nada mais é do que a capa de net, Ipad, etc. Logo usei a técnica e fiz para minhas filhas as capas de net. Depois esqueci como era, rs. Aí, vi alguns vídeos sobre capa de celular e fiz aquelas capinhas do post de 21 de maio. Mas essa, fiz com viés, pois a cliente, rs, estava num dilema sobre tamanho, fiquei irritada, kkk.
      Valeu a dica do vídeo, vou guardar para sempre que precisar... tirar as dúvidas. Ando me esquecendo de como fazer algumas peças que não faço há algum tempo. Eta idade, kkk.

      Já ri um pouquinho , a Clau confundindo os nomes, rs.

      Beijos e ótima semana

      Excluir
    3. Hehehe... é mesmo, essa Clau... se ela pensou em você quando escreveu, eu estou me sentindo!! Hehehe...
      Eu adorei o video, gostei do resultado e dá para criar muitas peças com a técnica! E é sempre bom mesmo deixar o video guardadinho, a gente acaba esquecendo :)
      Hehehe... tem algumas clientes que são bem indecisas... até aí tudo bem, mas depois que elas decidem querem tudo para ontem... aff... tudo igual né?
      Querida, um beijo enorme e obrigad pelo carinho!!!

      Excluir
  2. Oi, Márcia!!! Eu entendo sua resistência, mas confesso que muito bacana quando alguém faz esse tipo de coisa, pois sei que no seu caso, a apostila foi feita com cuidado, carinho e muito amor. Eu também já fui criticada por fazer pap e não parei por isso. Acho que num mundo lotado de pessoas criativas e lotado de pessoas carentes dessa criatividade sempre haverá público para quem quer um passo a passo, mesmo que seja simples como os meus. Além do mais quando a gente explica a gente acaba aprendendo mais ainda e o produto sai mais bonito. Parabéns pela iniciativa, gostei muito. Beijo grande, Clau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau!!!
      É verdade... Foi um período de ir assimilando... mas gostei bastante do resultado e até agora tive um retorno interessante das pessoas, um apoio muito bacana!
      E sem dúvida eu aprendi muito!!! Em todos os sentidos: aprimorar acabamento, fotos, texto, edição, atendimento aos interessados, gráfica, impressão, correios... Foi uma experiência bem interessante!!!
      Obrigada pelo carinho de sempre, querida!!!
      OBS: Esse "Marcia" do começo de seu comentário é a "nossa" Marcia Ruiz?? Adorei!!!!!
      Beijitchos, querida, obrigada por seu carinho, apoio e incentivo de sempre!!!!! :)

      Excluir
  3. Oi Lu!
    Obrigada pelas palavras sempre carinhosas e incentivadoras. Sou apenas uma aprendiz e amo o que ando fazendo. E gosto muito de compartilhar. Beijos e lindo dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por sempre mostrar sua linda arte, trocar ideias e ainda nos incentivar!!! é a união da artista artesã com a pessoa de caráter e generosa!!! Origada, querida!!!!

      Excluir

Obrigada por sua visita!! Adoooooro ler os comentários!!
Para ler outros comentários da mesma postagem ou receber notificação quando eu responder, clique na opção "notifique-me".
Beijitchos!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...